Friday 11 September 2009

Leão da Rodésia



Altura até ao dorso macho 63.5-68.5 cm, fêmea 61-66 cm; macho 36 Kg de peso, fêmea 32 Kg de peso

Origem: Raça obtida através do cruzamento de cães levados para o sul de África por colonos europeus, com os cães locais. A raça foi introduzida na Rodésia (hoje Zimbabué) na em 1870 onde passou a ser criado em largo número.  


Descrição: A cabeça apresenta um crânio largo com um focinho comprido e fundo. O nariz é preto ou castanho. Os olhos são redondos e brilhantes e a sua cor deve ser condizente com a da pelagem. As orelhas de tamanho médio são descaídas. O musculoso corpo é longo e suporta um pescoço comprido e forte. Possui membros musculados. O pêlo é curto, denso e brilhante.
Quem o vê pela primeira vez nunca fica indiferente à crista de pêlos no dorso, em forma de lâmina de espada, que crescem no sentido contrário, ou seja da cauda para o pescoço.

Comportamento: Raça ideal para a caça e também como guarda. O Leão da Rodésia é um cão bastante reservado com estranhos. 
Uma característica típica da generalidade dos cães desta raça é que raramente ladram. Se um cão Leão da Rodésia ladrar vale a pena verificar o que se passa, pois seguramente passa-se algo.

Curiosidades: O seu nome não traduzido (Rhodesian Ridgeback) significa literalmente «rodesiano com crista no dorso» e advém dessa característica muito peculiar que possui. 

2 comments:

  1. Se o cão não tiver a crista dorsal, não é desta raça pois não ? (será arraçado)

    ReplyDelete
  2. amigo eu tenho um pitbill a tem essa mesma crista dorsal, sera q pode ser misturado com essa raça?

    ReplyDelete