Thursday 10 September 2009

Pastor Australiano


Altura até ao dorso macho 51-58 cm, fêmea 46-53.5 cm; 16 a 32 Kg de peso

Origem: Apesar do seu nome, não é na realidade um cão originário da Austrália. As suas raízes encontram-se nos cães pastores do País Basco e foram levados pelos pastores desta região para a Austrália com os seus rebanhos, durante o século XIX. Mais tarde a raça veio a ser apurada nos EUA.
 
Descrição:
É um cão de porte médio a grande, robusto e rústico. A sua pelagem é de comprimento médio, mas muito abundante. As cores aceites são: azul, vermelho, preto sólido e vermelho sólido, com ou sem marcas brancas. A cor dos olhos podem variar de castanho escuro a azul claro, passando por cor-de-mel ou âmbar, em qualquer cor de pelagem. Também é comum apresentarem um olho de cada cor ou ainda heterocromia da íris (um mesmo olho com cores diferentes, criando um aspecto marmoreado). A sua cabeça é bem esculpida, com stop bem definido, de tamanho proporcional ao corpo. Focinho forte, com o mesmo comprimento do crânio ou um pouco mais curto. As orelhas devem ser triangulares, de tamanho médio, inseridas altas na cabeça, dobradas para frente ou para o lado.  
 
Comportamento:
É um cão corajoso, leal e afetuoso. Apesar de ser usado em trabalho nos pastos, adapta-se facilmente à vida em família, mas não deve ser confinado em espaços pequenos. Precisa de exercício físico e mental em grandes quantidades.
 
Curiosidades:
Nos EUA são cães muito populares em desportos como Agility, Frisbee, Flyball, competições de obediência, além de participarem bastante de projectos de terapia assistida por cães.
É muito frequente estes cães apresentarem um olho de cada cor.


No comments:

Post a Comment